Explore as melhores trilhas e passeios em Cambará do Sul. Voe de balão, aventure-se por cânions deslumbrantes, descubra paisagens incríveis e viva experiências únicas em meio à natureza. Nossos roteiros são planejados para proporcionar segurança, conforto e conexão com a essência da região dos Aparados da Serra.
O mais exuberante! O Cânion Fortaleza está localizado há cerca de 23km do centro de Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral. Seu nome se refere ao formato dos rochedos, pois lembram as muralhas de um forte gigante.
Percurso todo em veículo 4x4! Atividade de um turno e você pode escolher manhã ou tarde. Atrativos: Cascata dos Venâncios e visitação ao Parque Estadual do Tainhas, com acesso ao Passo do S e ao Passo da Ilha!
O Itaimbezinho está localizado há cerca de 18km do centro de Cambará do Sul, no Parque Nacional de Aparados da Serra e, em sua parte alta, há duas trilhas disponíveis: Trilha do Cotovelo (aprox. 6km) e Trilha do Vértice (aprox. 3km); e entre seus paredões: a desafiadora Trilha do Rio do Boi!
Um passeio sobrevoando os mais belos campos, cachoeiras e localidades de Cambará do Sul. Uma experiência de mais ou menos 3 horas, com duração do voo de 40 a 60 minutos e ao final, no pouso brindamos ao sucesso e aos espetáculos que a natureza nos proporcionou.
O mais exclusivo! Atrativo em propriedade particular, fica na borda da serra geral, em território de Cambará do Sul/RS, o Cânion Cambajuva está em uma área isolada e de visual impactante.
Interior do Cânion Itaimbezinho! São aproximadamente 8 horas de atividades dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra. Cenários deslumbrantes, difícil acesso, 20 travessias de rio, com água entre o joelho e a cintura, ideal para quem curte grandes aventuras!
Uma trilha repleta de piscinas naturais! Essa atividade faz parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral! Praticamente intocado e com pouca infraestrutura, a trilha que percorremos é moldada conforme as leis da natureza.
Passeio de “Jiricossauro” e caminhada pela antiga e inóspita Serra do Silveirão: uma vista incrível composta por Mata de Araucárias, lagos e campos, chegando até a borda do Canion Garganta do Silveirão e borda leste do Cânion Josafaz, contemplando as cachoeiras da Lage e a cachoeira Teimosa.
A poucos minutos do centro de Cambará do Sul, o Parque Cascata Velha oferece trilhas leves em meio à mata de araucárias. Em poucos metros, você encontra a bela Cascata Ouro Verde, e, para os mais aventureiros, uma caminhada de 3 km leva até a imponente Cascata do Arcado. No final, um mergulho nas águas geladas renova as energias!
O Passeio de Quadriciclo é de nível médio em fazenda com paisagens diversificadas, passando por riacho, mata nativa, campo e mirantes. Opcional: picnic, solicite informações.
Passeio a cavalo passando por riachos, mata nativa, campos e mirantes! Além da cavalgada, o passeio inclui uma pequena caminhada no interior da mata de xaxins, onde é possível chegar até a Cachoeira Escondida do Vale dos Xaxins!
Vivencie a observação de aves em Cambará do Sul! Ideal para iniciantes, a atividade promove imersão na floresta, contato com a vida silvestre e incentivo ao registro das espécies. Traga binóculo e caderneta ou utilize nossos equipamentos.
Uma imersão na história e cultura Cambaraense! Durante o passeio, você poderá saborear as deliciosas geleias locais, mel de flores da Mata Atlântica de altitude e conhecer de perto a arte da cutelaria!
Vivencie o Banho de Floresta em Cambará do Sul com uma caminhada contemplativa que promove conexão com a natureza e bem-estar. Inspire-se, acalme a mente e desperte os sentidos com essa prática da terapia florestal.
O Caminhos da Felicidade é uma experiência em que você pode escolher: 10km de caminhada, passando pelo centro histórico de Cambará do Sul antes de chegar até a trilha ou 5km de caminhada e trilhas na mata, com destino à cachoeira!
São aproximadamente 6km de caminhada do centro histórico de Cambará do Sul até a Capela de Nossa Senhora do Caravaggio, um local em meio à vegetação e às margens de um riacho!
A cidade tem o ponto mais alto do Rio Grande do Sul e disputa com São Joaquim (SC) a marca de cidade mais fria do Brasil. Aqui é possível visitar mirantes com vistas panorâmicas e experimentar os tradicionais queijos artesanais Serranos!
O Morro da Tapera está localizado a 12km do centro de Porto Alegre/RS, recebeu o primeiro campo de voo da Capital Gaúcha, pela Varig e possui uma rampa natural de voo livre, muito utilizada nos fins de semana! É o 4º ponto mais alto de Porto Alegre.
Nesta caminhada vamos conhecer o ponto mais alto de Porto Alegre e suas belezas, como as paisagens privilegiadas da cidade!
Aventura ideal para a família toda! A trilha no Morro do Osso está localizada dentro de uma Unidade de Conservação Ambiental, o Parque Natural Morro do Osso, um parque municipal de Porto Alegre, que oferece uma das mais belas vistas da cidade.
Que tal uma explosão de sabores e aromas? O Gole Incrível é uma degustação guiada por Beer Sommelier, composta por 4 rótulos de cervejas especiais e acompanhada de comidinhas que prometem harmonizar enquanto a jornada da cerveja é contada!
Já pensou em entrar em um apiário, manusear caixas de abelhas e descobrir o incrível mundo das colmeias e da produção de mel? O passeio do mel acontece nos Campos de Cima da Serra, em Cambará do Sul e finaliza com um delicioso piquenique preparado com produtos locais à base de mel.
Explore os sabores, histórias e tradições do chimarrão em Cambará do Sul. Aprenda a preparar, degustar e entender essa bebida símbolo da cultura gaúcha. Uma imersão de 1h30 que vai despertar teus sentidos e teu orgulho de ser gaúcho!
Descubra os sabores dos cafés especiais brasileiros em uma experiência sensorial de 1h30. Aprenda sobre produção, preparo e deguste grãos únicos. Leve, prática e saborosa, essa vivência vai transformar tua relação com o café!
Aline Medeiros
Guia de Turismo
Cadastur 21.737411.27-4
CNPJ: 34.284.980/0001-13
A Vivendo de Trilha é uma agência de turismo especializada em turismo de natureza. Acreditamos no poder transformador dessas experiências, tanto para o desenvolvimento regional quanto para a transformação pessoal.
Afinal, cada passo dado nas trilhas é uma oportunidade de crescimento e superação individual.